Sensores de pressao
1.Sensores de Pressão-----------------------------------------------------------03 1.1 Células de Carga------------------------------------------------------------03 1.1.1 Principais tipos de células de carga ---------------------------04 1.1.2 Especificações/Características ----------------------------------04 1.1.3 Aplicações---------------------------------------------------------------05 1.2 Transdutor de pressão piezoelétrico -------------------------------05 1.2.1 Especificações---------------------------------------------------------07 1.3 Tubos de Bourdon --------------------------------------------------------07 1.4 Sensor de pressão capacitivo-----------------------------------------08
Referências Bibliográficas-----------------------------------------------------09
1.Sensores de Pressão
1.1 Células de Carga
São estruturas mecânicas, planejadas para receber esforços e deformar-se dentro do regime elástico para que foram planejadas. Embora pequena, essa deformação é suficiente para gerar um sinal de saída linear e compatível com a carga aplicada.
O princípio de funcionamento das células de carga baseia-se na variação da resistência de um extensômetro (stain-gage), quando submetido a uma deformação, ou seja, a célula de carga mede a deformação da peça e traduz em variação ôhmica. Essa variação decorre do estreitamento da seção transversal do extensômetro.
Fig.1 Detalhes construtivos de uma célula de carga
O extensômetro elétrico é utilizado para medir deformações em diferentes estruturas, tais como: pontes, locomotivas, navios, e em instrumentos especiais como transdutores, onde possibilita a medição de pressão, tensão, força, aceleração, etc.
As características dos extensômetros elétricos de resistência podem ser resumidas em:
Alta precisão de medida; Baixo custo; Excelente resposta dinâmica; Excelente linearidade; Fácil de instalar; Pode ser usado imerso na água ou em atmosfera corrosiva com