Intervenção nutricional no Autismo
Autism: Nutritional intervention
Ana Luísa Tavares Dias de Oliveira
Orientado por: Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
Coorientado por: Dr.ª Margarida Liz Martins
Revisão temática
1.º Ciclo em Ciências da Nutrição
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto
Porto, 2012
i
Resumo
O autismo, um distúrbio generalizado do desenvolvimento, deixa comprometidas as capacidades necessárias a um correto crescimento e interação social. Com uma crescente prevalência, começa a merecer cada vez maior atenção por parte dos profissionais de saúde. Entre os problemas mais frequentemente identificados em indivíduos autistas estão patologias gastrointestinais e carências vitamínicas.
Apesar de conhecidas alterações genéticas, a etiologia do autismo parece bastante difícil de esclarecer, revelando-se multifatorial. Diversos são os fatores de risco estudados como possíveis promotores da doença e várias formas alternativas de tratamento têm sido propostas, entre as quais se incluem diversas formas de intervenção nutricional. Por um lado, a suplementação multivitamínica, em ácidos gordos ómega-3 e em ácido fólico tem sido bastante utilizada para melhorar o estado nutricional de autistas. Por outro lado, tem-se revelado crescente a aposta numa alimentação isenta de caseína e glúten. Também o estado nutricional e metabólico durante a gestação parece ser importante no desenvolvimento da doença. Nesta revisão bibliográfica são abordados vários temas que dão ênfase ao papel da nutrição no autismo.
Palavras-Chave
Autismo, fatores de risco, estado nutricional e metabólico, suplementação, alimentação. Abstract
Autism, a general developmental disorder, affects the necessary skills to a proper growth and social interaction. With an increasing prevalence, it begins to deserve special attention from health professionals. Among the problems most frequently
ii identified in autistic individuals are gastrointestinal disorders and vitamin