Sensores de pressão
Este capitulo apresenta os sensores de pressão mais utilizados em aplicações industriais, tais como: células de carga, cristal piezelétrico, tubos de bourdon, sensores eletrônicos integrados e capacitivos.
Celulas de carga
São estruturas mecânicas, planejadas para receber esforços e deformar-se dentro do regime elástico para que foram planejadas. Embora pequena, essa deformação é suficiente para gerar um sinal de saída linear e compatível com a carga aplicada.
O principio de funcionamento das células de carga baseia-se na variação da resistência ôhmica de um extensômetro (strain-gage), quando submetido a uma deformação, ou seja, a célula de carga mede a deformação da peça a ser medida pela sua própria deformação e traduz em variação de resistência ôhmica. Essa variação decorre de estreitamento da seção transversal do extensômetro.
Tipos e Fabricação
O extensômetro elétrico de resistência é um elemento sensível que transforma pequenas variações de dimensões em variações equivalentes de sua resistencia elétrica. Sua utilização constitui um meio de medir e registrar o fenômeno da deformação como sendo uma grandeza elétrica.
O extensometro elétrico é utilizado para medir deformações em diferentes estruturas, tais como: pontes, maquinas, locomotivas, navios e associado a instrumentos especiais (transdutores) possibilita a medição de pressão, tensão, força, aceleração e outros instrumentos de medida que são usados em campos que vão desde de a analise experimental de tensão ate a investigação e praticas medicas e cirurgias.
As características do extensometro elétrico de resistência podem ser resumidas no seguinte:
- Alta precisão de medida
- Baixo Custo
- Excelente resposta dinâmica
- Facil de Instalar
- Pode ser utilizado imerso em água ou em atmosfera de gás corrosivo, desde que se faça o tratamento adequado
- Possibilidade de efetuar medidas a distancia
Devido a todas estas vantagens, atualmente o extensometro elétrico de