Sensores de Efeito Hall
Arduino.
O sensor de efeito Hall é um sensor que detecta o campo magnético de objetos magnéticos (imãs). Este pode servir para detecção de objetos magnéticos (imãs). Este sensor utiliza o modo liga/desliga. Para ligá-lo é apenas aproximar o pólo Norte de um objeto magnético (imã) e para desligá-lo é só aproximar o pólo Sul.
Primeiramente faça a seguinte ligação:
Conecte o pino "digital out" do sensor de efeito Hall no pino digital 13 do Arduino. Agora abra a IDE do Arduino e passe e seguinte programação para seu Arduino: int hallPin=13; int statePin=LOW;
void setup()
{
pinMode(hallPin,INPUT);
Serial.begin(9600);
} void loop()
{
statePin=digitalRead(hallPin); if (Serial.available())
{
if( statePin==HIGH)
{
Serial.println("North");
}
else if(statePin==LOW)
{
Serial.println("South");
}
} delay(500); }
Conecte seu Arduino no PC, selecione a versão do seu Arduino (UNO... etc) e a porta (COMx, etc) e clique em UPLOAD. Ao terminar de fazer UPLOAD, abra o Serial Monitor. Digite qualquer tecla para ativar o Serial Monitor. Agora pegue um imã e aproxime-o do sensor. Ao aproximar o imã, o Serial Monitor irá mostrar se é o pólo Norte ou o pólo Sul do imã. A figura abaixo mostra o Serial Monitor com a variação:
Os sensores de campos magnéticos são elementos importantes de uma infinidade de aplicativos que vão desde aparelhos de consumo até máquinas industriais. A forma mais simples de se fazer o sensoriamento magnético é através de uma bobina, mas existem elementos semicondutores próprios para isso que são os sensores de Efeito Hall. Prendendo-se um imã em qualquer peça móvel podemos detectar o movimento desta peça, medir a sua rotação ou ainda verificar a sua posição com a utilização de sensores magnéticos. No carro, por exemplo, um sensor magnético mede com precisão a rotação do motor fazendo o acionamento das velas, conforme mostra a figura 1.
, substituindo o platinado. Numa