Sensor Capacitivo De Deslocamento
Neste sensor os dois eléctrodos são fixos e estão separados por uma película fina de um material cuja constante dielétrica é superior à unidade (er>1), que se pode deslocar lateralmente em conjunto com o objeto cujo movimento se pretende medir. O deslocamento da película altera a proporção entre as partes dos eléctrodos separadas por ar e pela película de material dielétrico, que se traduz numa variação linear da constante dielétrica do conjunto e, em consequência, da capacidade do condensador. Na prática existem diversas variantes deste princípio básico, utilizadas por exemplo na construção de transdutores em rotores e estatores de motores.
Figura referente a um sensor capacitivo de deslocamento
Vantagens:
* Leitura e processamento do sinal muito fácil
* Resposta linear, ou de qualquer outro tipo bastando configurar a tira resistiva com a curva desejada.
* São baratos
Desvantagens:
* Exige força para deslizar o cursor o que significa esforço mecânico adicionado ao sistema.
* Tem precisão limitada
* Só tem precisão na medida de deslocamentos relativamente grandes.
Aplicações
Uma das aplicações mais comuns dos sensores capacitivos é para o posicionamento de precisão. Sensores capacitivos de deslocamento pode ser usado para medir a posição de objetos para o nível manométrico. Este tipo de posicionamento preciso é usado na indústria de semicondutores em wafers de silício precisam ser posicionado para a exposição. Os sensores capacitivos são também utilizadas para pré-concentrar os microscópios electrónicos utilizados em testes e analisar as bolachas.
Sensor capacitivo de Umidade (designado sensor higrométrico)
Um sensor de umidade capacitivo funciona como um capacitor de placas. O eletrodo inferior é depositado sobre um substrato base, muitas vezes, um material cerâmico. Uma camada fina de polímero higroscópico atua como o dielétrico, e em cima desta é a placa superior, que atua como o segundo eletrodo, mas que também permite