Sensores analógicos de posição
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
ENSINO MÉDIO INTEGRADO À ELETROTÉCNICA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR: Rodrigo Fuentes
TRABALHO DE
SENSORES ANALÓGICOS DE POSIÇÃO
Nomes:
Jéssica Vanessa Moraes e
Suélen Ignácio Severo
Turma: 431
Santa Maria, 01 de agosto de 2011 1. Sensores Analógicos de Posição
2.1. Definição
Em processos industriais ou comerciais, os sensores de posição são utilizados em várias aplicações em que a precisão e a sensibilidade do instrumento devem ser ajustadas em função do tipo de operação que é monitorado.
Têm grande importância na fabricação de máquinas de ferramentas, em que é necessário definir a posição da ferramenta na produção de peças de precisão.
2.2. Sensores de Proximidade Indutivos
São dispositivos de proximidade sem contato que utilizam um campo de frequência de rádio com um oscilador e uma bobina.
A presença de um objeto altera esse campo e o circuito eletrônico do sensor pode descobrir a alteração.
Um sensor de proximidade indutivo inclui um circuito oscilador LC, um comparador de sinal e um chaveador. A bobina desse circuito oscilador reduz as oscilações. O comparador de sinal atrás do oscilador LC converte essa informação em um sinal bem definido.
A medida de proximidade, posição e deslocamento de objetos é essencial em muitas aplicações diferentes, como posição de válvula, detecção de nível, controle de processo, controle de máquina, segurança etc.
Nesse caso o amplificador de saída incorporado ao sensor é constituído de transistor que tanto pode ser NPN como PNP, compatível com circuitos integrados, transistorizados e acionamento direto de relé.
Há chaves de aproximação indutivas para corrente contínua que têm um circuito independente para a alimentação. Compreendem três ou quatro condutores, dois dos quais para a alimentação, um para contato NA e/ou um para contato NF.
Na escolha do tipo de sistema eletrônico, deve-se observar a