senso moral e etica
É o sentimento de moralidade, são sentimentos e as ações desencadeadas, exprimem nosso senso moral, isto é, a maneira como avaliamos nossa situação e a dossemelhantes.
É a maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, segundo ideias como as de justiça e injustiça. Quantas vezes, levamos por algum impulso incontrolável ou por algumaemoção forte (medo, orgulho, ambição, vaidade, covardia), fazemos alguma coisa de que, depois, sentimos vergonha, culpa. Gostaríamos de voltar no tempo e agir de modo diferente. Esses sentimentostambém exprimem nosso senso moral, isto é, a avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado.
Em muitas ocasiões, ficamos contentes e emocionados diante de uma pessoa cujaspalavras e ações manifestam honestidade, honradez, espírito de justiça, altruísmos, mesmo quando tudo isso lhe custa sacrifícios. Sentimos que ha grandeza e dignidade nessa pessoa. Sentimos admiração porela e desejamos imitá-la. Tais emoções e sentimentos também exprimem nosso senso moral, isto é, a maneira que avaliamos a conduta e a ação de outras pessoas segundo ideias como as de mérito e grandezade alma.
Nosso desejo de afastar a dor e o sofrimento e de alcançar a felicidade seja por ficarmos contentes conosco mesmos, seja por recebermos a aprovação dos outros. Além disso, os sentimentos eas ações morais são aqueles que dependem apenas de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles, têm como pressupostofundamental a ideia de liberdade do agente.
2. Qual a relação entre ÉTICA e AGENTE MORAL:
A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral. Para que exerça esse poder, a vontade deveser livre, isto é, não pode estar submetida à vontade de um nem pode estar submetida aos instintos e as paixões, mas, ao contrário, de ter poder sobre eles e elas, dominando-os e controlando-os. O.