O mundo da pratica , a existencia etica , senso moral e a consiencia moral
Ética. Postura política [1] que afirma a vida [2] através da problematização da moral, do questionamento e do ajustamento desta. A ética busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. É o exercício do pensamento. O escopo da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Ser ético é fazer algo que te beneficie e, no mínimo, não prejudique o “outro”.
A discussão sobre Moral e Ética é interessante na medida em que nos auxilia a questionar nossas práticas que são, necessariamente, políticas. Não há práticas, visões, opiniões ou posturas que não se constituam como políticas. O entendimento dessas questões nos remonta à percepção de que somos seres sociais (até mesmo nos momentos em que estamos fisicamente sozinhos). Pensar a vida em sociedade, a convivência em grupos, leva-nos a pensar nos modos de relação que estabelecemos com estes grupos. Se existem códigos de conduta para a vivência coletiva, significa que, se o regime vigente for democrático, esses códigos foram acordados socialmente entre os integrantes deste grupo. Entretanto, nenhum grupo sobrevive com o seguimento “cego” de sua moral. Há que se ajustar através da ética o que não é alcançado pela moral, isto é, a afirmação da vida.
Trazendo a discussão para a vida cristã [3], há uma aproximação muito grande da moral e da ética com a lei e a graça, respectivamente. No antigo testamento a lei prescrevia determinada conduta e ao mesmo tempo estabelecia conseqüências para o sujeito que não a obedecesse (Ex. 20, 21 e 22, por