senso comum
3. Da Divisão do Trabalho Social (1893); As Regras do Método Sociológico (1895); O Suicídio (1897); As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912).
4. Em sociedades tradicionais, com baixa divisão do trabalho, os indivíduos compartilhavam as mesmas experiências e crenças – solidariedade mecânica; Com o avanço da industrialização e da urbanização, a divisão crescente do trabalho abalou essa forma de solidariedade; No mundo moderno, as pessoas estão vinculadas pela interdependência econômica, isto é, porque cada pessoa precisa dos bens e serviços que outras podem suprir – solidariedade orgânica.
5. As relações de interdependência econômica substituíram as crenças comuns ao criarem consenso social. Eis por que temos a impressão de vivermos uma crise moral. Na sociedade moderna, os indivíduos não são obrigados a compartilhar os mesmos pensamentos.
6. Consiste na sensação de falta de objetivos, provocada pela vida social moderna; Os controles e padrões morais tradicionais (principalmente religiosos) foram derrubados e isso produz a sensação de que as vidas cotidianas carecem de significado.
7. Holismo consiste numa concepção metodológica que utiliza coletividades como variáveis explicativas; Para Durkheim, a sociedade apresenta primazia sobre os indivíduos; A sociedade não equivale ao mero somatório de suas partes; A sociedade é composta de uma consciência coletiva, cuja existência é sui generis e que se impõe aos indivíduos;
8. Para o senso comum, o suicídio é tido como uma atitude completamente pessoal; Durkheim mostrou que está submetido a influências coletivas: Egoísta: quando as instituições dão muita margem de liberdade ao indivíduo