Senso comum
CONHECIMENTO CIENTÍFICO:
Desconfia de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica. Onde o senso comum vê muitas vezes fatos e acontecimentos, o conhecimento científico vê problemas e obstáculos.
Ele busca leis gerais para os fenômenos Ex.: a queda dos corpos é explicada pela lei da gravidade. Não acredita em milagres, mas acredita na regularidade, constância, frequência dos fenômenos.
É generalizador, pois reúne individualidades sob as mesmas leis, sob as mesmas medidas. Ex.: a química nos revela que a enorme variedade de corpos se reduz a um número limitado de corpos simples que se combinam de modos variados.
Aspira à objetividade enquanto o senso comum se caracteriza pela subjetividade.
Dispõe de uma linguagem rigorosa cujos conceitos são definidos de modo a evitar qualquer ambiguidade.
É quantitativo: buscam medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem ser diferentes. Por isto, a matemática se constitui em instrumento importante de várias ciências.
Tem método rigoroso para a observação, experimentação e verificação dos fatos.
Diferentemente do Senso Comum que muitas vezes é marcado pelo sentimento, o conhecimento científico se pretende racional.
A filosofia ajuda-nos a perceber o porquê das coisas se alterarem. Não basta ter um conhecimento técnico e especializado, pois é necessário ter um conhecimento global, para conhecermos melhor o mundo que nos rodeia. A Filosofia é uma poderosa ferramenta utilizada na aquisição do conhecimento e da sabedoria. Através dela, o indivíduo compreende a