Preparo de Soluçoes - Biofisica
CURSO DE ZOOTECNIA – BACHARELADO
PALMAS – TO
2013
TÍTULO: Preparo de Soluções
Aula prática da disciplina de Biofísica, do Curso de Bacharelado em Zootecnia, da Faculdade Católica do Tocantins, sob a orientação da Prof.ª Diana Lopes da Silva.
PALMAS – TO
2013
INTRODUÇÃO
Preparo de Soluções
Quando jogamos sal (NaCl) na água, e agitamos até o sal desaparecer, temos uma solução (sólido em líquido). A anatomia estrutural de uma solução é bastante simples: há um componente dispersor chamado soluto. Uma solução aquosa é aquela na qual o solvente é a água, e esse é o solvente natural nos sistemas biológicos. As soluções são também definidas quantitativamente, o modo mais usual é usar a relação soluto/solução, e a unidade chama-se Concentração (C). C=Quant.de soluto/Quant.de solução
A unidade de concentração do SI é o kmol.m³, mas seu submúltiplo mol-¹ é mais usado a prática.
Modo de Prepara Soluções - Os solutos são pesados, transferidos para balões volumétricos apropriados, e a quantidade necessária de agua é adicionada. Pode-se preparar qualquer quantidade de solução, desde que a relação soluto/solução (g% ou molares), ou soluto/solvente (nas molais), seja conservada.
OBJETIVO
Pretende-se realizar o preparo de uma solução de 100ml de NaCl – Cloreto de Sódio - a 0,02mol/L a partir de uma solução de 0,35mol/L.
Materiais e reagentes
1. Balança
2. Balões volumétricos de 50 e 100 mL
3. Vidro de relógio
4. Espátula
5. Papel de filtro
6. Provetas de 10, 25 e 50 mL
7. Pipetas de 10 mL
8. Pêra de borracha
9. Béquer de 50 e 100 mL
10. Funil de vidro
11. Bastão de vidro
12. Água destilada
13. Cloreto de sódio P.A.
14. Luvas
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Ao entrarmos no laboratório fizemos os cálculos dos solutos e solução. Só então demos início à prática