Senso Comum e Saber Científico
Enquanto o senso comum está associado ao conhecimento irrefletido, o senso crítico é baseado na crítica, na reflexão, na pesquisa e no pensamento. As informações são analisadas com inteligência para se tentar chegar a uma conclusão.
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observação do mundo.
O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Metodologia científica e gêneros textuais acadêmicos
Tema A – Senso comum e saber científico
O que é senso comum?
Sua resposta: Senso Comum é o modo de entender espontâneo e a atuação sobre a realidade.
Exemplo: Acreditar que não se pode comer manga e beber leite porque faz mal, mesmo sendo apenas uma informção passada por gerações.
O que é saber da ciência?
Sua resposta: Ciência é o conhecimento que não só registra os fatos mas mostra suas causas que chega a descobertas de novos instrumentos e processos de pesquisas.
Exemplo:Como a utilização da pólvora, a invenção da imprensa, etc.
Como o cientista torna sua pesquisa científica?