senso comum
Os saberes do conhecimento espontâneo, são passados de boca à boca, de família em família. É um saber herdado de nossos antepassados e não tem um estudo sobre o que se passa, ou seja, é algo ingênuo, pois não se tem críticas, e não se põe o sabor como problema e nem questiona enquanto saber. Também não conhecemos as causas, não conseguimos explicar o por que, apenas sabemos que acontece.
O conhecimento científico,segundo o autor, é totalmente ao contrário do senso comum. Usa-se um objetivo específico determinado e ao criar um método pelo qual se fará o controle desse conhecimento. Com a utilização desses métodos, temos um conhecimento sistemático e preciso. Diferente do saber comum, esse conhecimento procura despojar-se do emotivo. Ela também é incerta e as suas verdades são '' atualizadas '' de tempos em tempos, pois um simples fato, as vezes derruba uma teoria, como diz Samuel Butler.
Na sua última abordagem no texto, o autor escreve sobre '' Ciência e poder '', onde ele explicita a precisão da ciência e a maneira em que ela é usada, podendo ser para o bem, ou para o mal.AAAAAAAAAAAAAAAAATodo o texto, é voltado para a ideia de ciência, do conhecimento O autor nos mostra com os primeiros tópicos as ideias de senso comum ou conhecimento espontâneo e conhecimento científico. O senso comum, nada mais é que : o conhecimento de todas as pessoas.
Os saberes do conhecimento espontâneo, são passados de boca à boca, de família em família. É um saber herdado de nossos antepassados e não tem um estudo sobre o que se passa, ou seja, é algo ingênuo, pois não se tem críticas, e não se põe o sabor como problema e nem questiona enquanto saber. Também não conhecemos as causas, não conseguimos explicar o por que, apenas