osteopatia pilates hidroterapia
A Osteopatia foi criada pelo dr. Andrew Taylor Still, também no século XIX.
A osteopatia visa o equilíbrio músculo-esquelético, da mesma forma que na Quiropraxia, enxergando o ser como um todo e, não em partes segmentadas.
Má postura (principalmente em frente ao computador), movimentos repetitivos, carregar sacolas de um lado do corpo, dormir em postura errada, desvios posturais hereditários e outros fatores, levam as articulações a criarem uma posição viciosa, são as chamadas "fixações", termo muito empregado em Osteopatia e Quiropraxia. É muito comum isto causar contraturas musculares que só aumentam o problema ( e a dor também).
A idéia do tratamento é causar reequilíbrio das articulações e, consequentemente, relaxamente da musculatura. Para isto, usamos osteopatia, manipulações e manobras, buscando levar as articulações do corpo para sua posição correta.
QUIROPRAXIA (TAMBÉM CHAMADA DE QUIROPATIA)
Quiropraxia é um método de tratamento natural de mobilizações;manobras ou manipulações (termo usado para designar apenas o usa das mãos).
Estes procedimentos são realizados tanto na coluna vertebral, quanto em membros (braços e pernas).
Estas manipulações das vértebras e articulações já existiam há aproximadamente 3.000 anos, sendo realizadas inicialmente pelos chineses e, posteriormente também, pelos gregos, romanos, árabes e turcos.
Porém foi o dr. David Palmer que pesquisou sistematicamente as manipulações e, reunindo todo o conhecimento, iniciou o desenvolvimento da quiropraxia em 1895 nos EUA.
Inicialmente ele teve dificuldades em introduzi-la no meio acadêmico. Faltavam ainda evidências científicas para corroborar a eficácia observada na prática clínica.
Atualmente a quiropraxia é ensinada em inúmeras faculdades em todo o mundo. Tanto em cursos de graduação universitária quanto de pós graduação.
PILATES
A prática do Pilates se distingue de outras atividades físicas e funciona como utensílio de reabilitação, por dar ênfase a muitos