bronquite cronica
FAIS do Adulto e Idoso l
Período: 6º Fisioterapia
Profª: Michele Lourenço
Estudo dirigido
Bruno Pereira de Azeredo
Matrícula:42014
NITERÓI
2013/01
Estudo dirigido
“A inervação dos membros inferiores por nervos que se originam no chamado Plexo Lombossacro. Com base nisso, liste os principais nervos dos membros inferiores, sua função e consequências de sua disfunção e os principais objetivos do tratamento fisioterapêutico, sugerindo um plano de tratamento para os pacientes com lesão nestas estruturas”.
1. Principais Nervos dos Membros Inferiores:
Grande parte da inervação destes membros é originada no plexo lombo-sacro que é formado por raízes de L4 a S3, tendo como principais ramos nas regiões: posterior - o nervo ciático e o tibial; região anterior - os nervos femoral, cutâneo lateral da coxa, obturador, fibulares superior e profundo.
1.1. Nervos da região glútea Estes nervos suprem a região glútea ou atravessam a região para suprir o períneo (nervo pudendo) e a coxa (nervo isquiático). Sendo os nervos clúnios que inervam a pele da região glútea e os nervos glúteos profundos, que são os nervos glúteo superior e inferior, isquiático, nervo para o quadrado femoral, cutâneo femoral posterior, o nervo para o músculo obturador interno e nervo pudendo. Estes inervam distintas áreas dos membros inferiores após sua origem.
Nervos da região glútea e do compartimento posterior da coxa. Fonte: MOORE; DALLEY (2007).
Lesões No nervo glúteo, uma lesão resulta em perda motora característica que para compensar o enfraquecimento da abdução da coxa ocorre uma inclinação para o lado em que o glúteo esta enfraquecido, ocorre também o comprometimento acentuado da rotação medial da coxa. Nesses casos a fisioterapia trabalha com o fortalecimento da musculatura da região glútea e dos abdutores da coxa, além do alongamento dos músculos opositores, para tentar reverter o seu