BRONQUIT1

2007 palavras 9 páginas
BRONQUITE

OURO FINO ? MG
10 DE NOVEMBRO DE 2008

1. INTRODUÇÃO

Sendo assim, o sistema respiratório é um dos mais importantes sistemas do organismo, sendo essencial para o desenvolvimento das ações vitais e mantenedoras regulatórias.

O não funcionamento deste sistema pode geral diversos problemas secundários e inúmeros processos geradores de sofrimentos e desconforto para o afetado.

Dentre os problemas respiratórios temos uma maior incidência de seu acontecimento em grandes áreas urbana com alto índice de poluição do ar.

2. FISIOANATOMIA

O sistema respiratório é constituído de diversas estruturas que auxiliam nas funções de troca gasosa, absorção de O2 e eliminação CO2 (Hematose), eliminação de calos e regulação do equilíbrio ácido-base do organismo (H+ e OH).

O sistema respiratório é formado pela cavidade nasal, orofaringe (faringe e laginge), traquéia e pulmão (brônquios principais, brônquios lobares, bronquíolos maiores e menores e alvéolos pulmonares).

Além dessas estruturas o sistema respiratório possui outros sistema anexos importantes como o sistema imunológico, que tem como função a eliminação de organismos exógenos patogênicos, através das células específicas desse sistema: neutrófilos, macrófagos, basófilos e linfócitos excretores e IgA (imunoglobulina do isotipo A).

3. BRONQUITE

Podendo designar bronquite como uma inflamação dos brônquios de diversos tamanhos, que transportam o ar às diminutas ramificações e aos alvéolos pulmonares, depois de ter passado pala boca, cavidade nasal, orofaringe e traquéia.

A bronquite atingindo todas as faixas etárias, mas em maior incidência em crianças e idosos. Isso se dá pela deficiência do sistema imunológico, nas crianças o desenvolvimento imunológica ainda da presente e no idosos há uma diminuição fisiológica das funções imunológicas.

A inflamação ou infecção começa em forma de catarro que persiste e ocasiona tosse crônica. A infecção pode se dar após o sarampo, coqueluche ou gripe, ou

Relacionados