Possibilidades em torno do senso comum
Sociologia Geral Docente
Heloisa Toledo
Módulo:
2.1 Data de Postagem:
03/02/2012
Data da Entrega: 15/03/2012 ATIVIDADES AVALIATIVA 1
- Objetivo desta atividade:
1. Compreender o significado de senso comum e ciência.
- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas): 1. Ler com maior clareza um texto científico; 2. Escrever um texto acadêmico seguindo a norma culta da língua portuguesa 3. Conseguir diferenciar e explicar senso comum e ciência
Vimos, em aula, que ciência e senso comum são formas de produção e reprodução do conhecimento. Nos textos abaixo,temos algumas características que correspondem tanto à conceituação do senso comum, quanto à conceituação de saber científico/Ciência. Nessa atividade, você deverá responder:
1- O que define um senso comum? Quais são suas características?
2- O que define a ciência? Quais são suas características?
3- No texto há uma relação entre experiência e experimento. O que significa cada uma delas? Qual está relacionada à ciência e qual está relacionada ao senso comum?
4- E como a Ciência deve lidar com os conceitos e conhecimentos produzidos pelo senso comum?
Você também pode recorrer à Unidade 1 do livro didático e aos slides da aula 1.
Bom trabalho a todos!
Utilize o texto abaixo para responder as questões enunciadas.
POSSIBILIDADES EM TORNO DO SENSO COMUM
Bases conceituais podem ser consideradas indispensáveis para qualquer estudo ou discussão epistemológica em determinada disciplina. Os conceitos que formam tal base podem ser construídos ao longo do tempo por novas e antigas disciplinas, passando, primeiramente, pelo crivo da comunidade científica, na qual expostos a críticas que consolidarão ou não a sua utilização.
Os conceitos nascem no cotidiano (senso comum) são apropriados pelo meio científico e tornam-se científicos ao romperem com esse cotidiano, com esse senso comum.