Senso comum e Ideologia
A priori a ideologia é um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo. É o que a sociedade em que estamos, dita ser o certo a seguirmos.
A ideologia é o que podemos chamar de senso comum, ou seja, zona de conforto: somos manipulados á uma verdade absoluta desde pequenos, sem poder indagar todos os porquês a respeito. Isso acontece desde a idade média, o importante é a sabedoria superficial, sem conhecer realmente o que rege essa verdade. Porém essa verdade é proveniente do lugar em que crescemos da condição orçamental e das convicções religiosas. Quando saímos deste senso comum, entramos então no bom senso. O bom senso, por sua vez, é ir contra a ideologia com: um pensamento ou uma cultura diferente do que foi imposto ou ditado pela sociedade.
Poderíamos dizer então, que a ideologia é como pensar dentro da caixa, ou seja, seguir cegamente as vontades e manias de uma sociedade. A partir do momento em que se pensa fora da caixa, é quando ampliamos nossos sentidos e temos uma visão totalmente diferente do que a sociedade nos impõe, ou seja, fugimos da zona de conforto de aceitarmos de forma passiva valores não questionados.
Contudo, poderíamos nos libertar deste mal chegando à raiz do problema, ou seja, desmistificar todo esse ideal que rege uma sociedade/Estado. Tornando públicas as verdadeiras notícias e não as absorver de uma mídia que mastiga a real informação e nos dá apenas o que é conveniente para deixar uma sociedade alienada e revoltada com problemas supérfluos.