Relação entre senso comum,ideologia e caráter crítico
Neste trabalho serão trabalhados os conceitos de ideologia,senso comum e pensamento crítico e a relação deles dentro da filosofia,desde já,antes de explicitar esses conceitos,começaremos tratando da origem da filosofia e de algumas noções fundamentais.
Para se entender filosofia é preciso conhecer um pouco a atividade dos filósofos,que consiste justamente em criar perguntas para depois tentar respondê-las.
A filosofia é um conhecimento crítico que toma distância do senso comum,da nossa experiência do dia a dia e das opiniões correntes,é uma fonte de ideias que originam novas ideias,seja no campo da ética,no campo político ou mesmo no campo das ciências,criando as fontes do nosso modo de pensar.É a busca do conhecimento,aquele fundado na razão que pode ser compartilhado com todos,é um conhecimento que aspira universidade diferente da crença ,dogma e opinião.
A palavra filosofia significa “amor à sabedoria” e tem origem grega,aliás essa forma de pensamento nasceu na Grécia antiga,por volta do século VI a.C,com a tentativa dos primeiros filosóficos da escola jônica,com destaque para Tales de Mileto,de buscar uma explicação do mundo natural,baseada essencialmente em causas naturais e não em alguma realidade misteriosa e inacessível como se faz no pensamento mítico.
O pensamento mítico é a forma como um povo explica a realidade em que vive,o funcionamento da natureza,a origem do mundo,bem como seus valores básicos,através de apelo ao sobrenatural,ao mistério,ao sagrado,ou seja, o mito não se justifica e portanto nem se presta ao questionamento,à crítica ou à correção.
Os primeiros pensadores contribuíram para o desenvolvimento de um conjunto de noções que tentam explicar a realidade e fundamentam o pensamento filosófico,sendo eles o cosmo,que tem como ideia básica a de uma ordenação racional em que certos elementos são mais básicos e que se constitui de forma determinada,tendo a causalidade como lei principal; o logos,que é o discurso