Economia da Paraíba
A economia da Paraíba baseia-se principalmente no setor de Comércio e Serviços, sendo a sua Indústria a quarta principal do Nordeste ficando atrás da Bahia,Pernambuco e Ceará, sua agricultura baseia - se na cana-de-açúcar, abacaxi, fumo,graviola, juta, umbu, cajú, manga, acerola, mangaba, tamarindo, mandioca, milho,sorgo, urucum, pimenta-do-reino, arroz e feijão as que recebem mais destaque, devido ao volume de produção, trabalho e divisas resultantes gerados.
O Setor agrícola da Paraíba somou um montante de 1,2 Bilhões de Reais.
Também baseia-se nas indústrias alimentícia, têxtil, de couro, de calçados,metalúrgica, sucroalcooleira. Sua Indústria ficou em 2010 como sendo a quarta mais expressiva do nordeste, segundo o censo do IBGE. Seu valor de produção chegou a 6,4 Bilhões de reais, o que representou 22,5% do PIB.
Porém o setor que mereceu mais atenção foi o de Serviço e Comércio que somou 20,9 Bilhões e uma participação de 73,2% no PIB.
Na pecuária, o destaque vai para a criação de caprinos, na região do Microrregião do Cariri Oriental e também se destaca no turismo.
Alguns produtos merecem destaque no contexto de sua economia: o algodão, o sisal e o abacaxi. A pecuária também tem importância e as principais criações são de bovinos, suínos, ovinos e equinos.
No setor industrial salientam o alimentício, metalúrgicas, e o têxtil, das indústrias voltadas aos produtos da cana-de-açúcar. Destaca-se a mineração (calcário, caulim, bentonita, columbita, tantalita), agricultura (abacaxi, cana-de-açúcar, sisal, algodão, mandioca, tomate, manga, coco-da-baía, milho, feijão) e pecuária (bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves).O setor industrial responde por 16,3% do PIB estadual, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Um dos principais polos encontra-se em Campina Grande, onde estão sediadas companhias ligadas aos setores de metalurgia e confecções. A estratégia de oferecer incentivos fiscais a empresas