economia regional da paraiba
A economia da Paraíba baseia-se principalmente no setor de Comércio e Serviços, sendo a sua Indústria a quarta principal do Nordeste ficando atrás da Bahia, Pernambuco e Ceará, sua agricultura baseia-se na cana-deaçúcar,abacaxi, fumo, graviola, juta, umbu, cajú, manga, acerola, mangaba, tamarindo, mandioca, milho, sorgo, urucum,pimenta-do-reino, arroz e feijão as que recebem mais destaque, devido ao volume de produção, trabalho e divisas resultantes gerados.
O Setor agrícola da Paraíba somou um montante de 1,2 Bilhões de Reais.
Também baseia-se nas indústrias alimentícia, têxtil, de couro, de calçados, metalúrgica, sucroalcooleira. Sua Indústria ficou em 2010 como sendo a quarta mais expressiva do nordeste, segundo o censo do IBGE. Seu valor de produção chegou a 6,4 Bilhões de reais, o que representou 22,5% do PIB.
Porém o setor que mereceu mais atenção foi o de Serviço e Comércio que somou 20,9 Bilhões e uma participação de 73,2% no PIB.
Na pecuária, o destaque vai para a criação de caprinos, na região do Microrregião do Cariri Oriental e no turismo.
TURISMO
A Paraíba oferece aos seus visitantes uma infinidade de roteiros, que vão desde as praias do litoral, passando pelas cidades históricas e pelos canaviais e chegando ao Sertão. Os dois mais importantes municípios da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande também são os principais pólos captadores de eventos do estado, trabalhando de forma permanente o segmento do turismo de negócios com a realização de congressos, seminários, feiras, exposições e reuniões as mais diversas.
AGRICULTURA
A cana-de-açúcar é um dos principais produtos agrícolas, a paraíba é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste, é importante destacar os plantios de algodão que tem uma grande importancia no estado, o caju e o abacaxi são as frutas que a Paraíba mais produz, no sertão a agricultura é muito prejudicada às vezes pelas constantes estiagens.
INDUSTRIA
A indústria de transformação