Senso Comum e Ciência
Antes de falarmos sobre a relação entre senso comum e ciência cabe esclarecer o significado de cada um dos tipos de conhecimento.
Entende-se por senso comum o conhecimento que é transmitido de geração para geração, de forma empírica, produzido a partir da experiência cotidiana e, não é baseado em pesquisas ou estudos, sendo aceito por todos.
Por outro lado, a ciência, ou conhecimento científico pode ser definido como:
“Todo o conhecimento obtido por meio de procedimentos metodológicos que possibilitam investigar a realidade de forma organizada, ordenada, seguindo etapas, normas e técnicas por meio de aplicação de métodos preestabelecidos, buscando responder como e por que ocorrem os fatos e fenômenos.” Zanella (2009, p.53)
Após esclarecimentos sobre os dois tipos de conhecimento em questão, vamos agora buscar a relação entre ambos.
A relação entre senso comum e ciência está no fato de que se existe a ciência, ou conhecimento científico, este nasceu a partir de um senso comum. Segundo Rubem Alves, estudiosos não satisfeitos com a falta de explicações convincentes acerca de determinado assunto no campo de senso comum buscam respostas para tais questões utilizando-se de métodos de pesquisas científicas. Dessa forma, o cientista aprofunda-se em determinado acontecimento até que consiga chegar a sua origem.
Segundo o autor, senso comum e ciência têm a necessidade de compreender o mundo para que nele o ser humano possa viver melhor.
Rubem Alves afirma que as pesquisas científicas iniciam-se a partir do momento em que alguma coisa começa a incomodar o homem, pois, quando as coisas vão fluindo bem a gente não pensa, apenas vive.
Portanto, podemos afirmar que senso comum e ciência são conhecimentos aceitos e validados pelo homem, a diferença é que a ciência aprofunda-se, através de pesquisas, nos temas levantados pelo senso comum, que é um tipo de conhecimento muito simples e limitado.
Referências:
Alves, Rubem. Filosofia da