sensação
Vinte quatro horas por dia estímulos do mundo externo bombardeiam o nosso corpo. Enquanto isso, nosso cérebro flutua em um mundo interior silencioso, macio e em completa escuridão. Isto levanta uma questão que precede a fundação da psicologia em milhares de anos, e que ajudou a inspirar seus iniciadores há mais de um século: como o mundo exterior chega ao nosso interior?Para modernizar a questão: como nos construímos a representação do mundo exterior? Como nos representamos o crepitar, o tremular e o odor fumacento da fogueira como padrões neurais ativas? E como, a partir da neuro química da vida, podemos criar nossa experiencia consciente do movimento do fogo, de temperatura, aroma e beleza?
Para detectar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar energias físicas do ambiente e codifica-las como sinais neurais, um processo denominado tradicionalmentesensação. – Um processo denominado percepção. Em nossas experiencias quotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.
SENSACÃO: é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensórias, e consiste na transmissão de um influxo nervoso que percorre os nossos nervos. SENSACAO: Significa: impressão e sentimento provem do latim sensato. Ela é produzida pela acção de um estímulo externo ou interno: Luz, Som, Calor etc. sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.
Nosso organismo recebe constantemente um numero infinito de estimulo mas só interpretamos somente os necessários, os estimulo recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção. Embora por vezes se considere a sensação como o ponto de partida para a construção da experiencia e do saber, ela não e, no entanto, um dado imediato da consciência. A Sensação só se apresenta ao nosso espírito sob forma mais complexa.
Nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos (sensações),sendo que interpretamos somente os necessários. Os