Sensação masp
Vidro é um produto fisicamente homogêneo obtido pelo resfriamento de uma massa inorgânica em fusão, que enrijece sem cristalizar através de um aumento contínuo de viscosidade.
Constituinte principal e essencial: a sílica (óxido de silício), que, por resfriamento, enrijece sem cristalizar.
Assim, em função da temperatura, o vidro pode passar a tomar os aspectos: líquido, viscoso e frágil (quebradiço).Os vidros industriais são definidos pela ASTM como produtos inorgânicos fundidos que se resfriaram sem se cristalizar.
Os vidros são geralmente transparentes (apesar de haver alguns opacos), inalteráveis com o tempo e ao contato com ácidos e bases; são impermeáveis aos gases e aos líquidos,filtram parte dass radiações do espectro solar
(ultravioleta e infravermelho).
O vidro é material conhecido há 5.000 anos e os romanos utilizaram-no sob diversas formas, incluindo incluindo o envidraçamento envidraçamento de janelas janelas.O vidro de pura sílica (desejável) funde a 1.710ºC.
Para baixar aos 1.450 -1.550ºC (temperatura economicamente recomendada) é necessário o uso dos fundentes fundentes Na O ou K O. 2O ou K2O.
Contudo: o vidro só de sílica e potassa ou soda não tem estabilidade química. Por isso juntam-se os estabilizantes, como o CaO ou MgO. O óxido de chumbo é usado na obtenção do cristal verdadeiro, já que aumenta a refração,reduz a dureza, permitindo melhor polimento, e aumenta a transparência. Ele substitui total ou parcialmente a cal.
O bórax (Na2B4O7·10H2O)diminui a expansão térmica, dando vidros de alta resistência ao calor
FABRICAÇÃO – Matérias Primas usualmente os bons vidros são feitos com quartzos beneficiados; são os vidros para cristais, vidros óticos, etc.
O vidro comum é feito com areias de boa qualidade.
O ferro [Fe2O3], deve ser evitado evitado por tornar o vidro esverdeado. Nas garrafas comuns, por exemplo, o teor desse óxido é grande, e daí a cor escura.
-A alumina é obtida dos feldspatos, caulim ou outras rochas