Lina Bo Bardi
Curso: Arquitetura e Urbanismo
29 Maio 2013
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu 5 de dezembro de 1914, em Roma, e faleceu 20 de março de 1992 em São Paulo. Foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira, e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Forma-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e já tendo iniciado sua vida profissional, muda-se para Milão, onde começa a trabalhar no escritório do arquiteto Giò Ponti.
Trabalhou como ilustradora e colaboradora de jornais e revistas como Stile, Tempo, Grazia, Vetrina e l’Illustrazione Italiana; edita a coleção Quaderni di Domus.
Casa-se com o jornalista Pietro Maria Bardi em 1946 e neste ano, em parte devido aos traumas da guerra e à sensação de destruição, parte para o Brasil, país que acolherá como lar e onde passará o resto da vida . Em recepções, no Rio de Janeiro, conhecem personalidades como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, Burle Marx e Assis Chateaubriand.
Além de seu trabalho como arquiteta, merece destaque sua talentosa atuação como designer de móveis, objetos e jóias, artista plástica, cenógrafa, curadora e organizadora de diversas exposições e seu olhar sempre sensível à arte popular brasileira.
MASP
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz3 , o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista.
SESC