senhro
DE TODOS
Introdução
1. Uma das tarefas mais nobres que Deus confiou a nós é a responsabilidade de educar.
Essa tarefa é cofiada a todos e um dia teremos que prestar contas ao supremo mestre por aquilo que guardamos em nossa bagagem e responderemos por nossa contribuição na educação de outros, sejam nossos filhos ou não.
2. Como é necessário compreender esse tema, trataremos de alguns pontos que precisam ser bem esclarecidos. São de fundamental importância:
a) O ideal da educação,
b) A relação entre educação e redenção
c) As classes de educadores
d) As três escolas estabelecidas por Deus
I. O ideal da educação
1. O ideal da educação é promover o desenvolvimento harmônico das habilidades física, intelectual e espiritual dos educandos, preparando-os para a vida terrena e para a eternidade (Ellen White, Educação, p. 13).
2. Quando Deus criou o ser humano, o fez perfeito, à Sua imagem e semelhança. Essa semelhança e as faculdades intelectuais, físicas e espirituais seriam desenvolvidas continuamente, de forma a ir refletindo cada vez mais a glória do Criador. Novos conhecimentos e novas fontes de felicidade seriam descobertos durante toda a eternidade. O pecado quebrou essas possibilidades, enfraqueceu a capacidade física, diminuiu a capacidade mental, ofuscou a visão espiritual e obscureceu a semelhança com Deus.
3. A missão de cada educador é restaurar no ser humano a imagem do criador.
II. Educação e redenção
1. O pecado separou o homem de Deus. Em Sua infinita bondade, Jesus veio para restaurar a raça caída. Por meio de Seu sacrifício, foi aberta a possibilidade do relacionamento do ser humano com Deus, trazendo ao homem condições para o desenvolvimento e felicidade eterna.
a) O alto preço pago em nossa redenção não apenas retoma as possibilidades mencionadas como também proporciona a revelação do caráter de Deus de maneira mais ampla do que Adão e Eva possuíam antes do pecado.
2. A educação é o meio pelo