Senhor
Campus Itabira
Prática 05– Conversor Retificador Trifásico de Onda Completa
Acadêmicos: Vinicius Sano 19377
Tassio Rocha 19372
Professor (a): Clodualdo Venicio de Souza
Itabira, 19 de abril de 2013.
4- Procedimentos:
1. Montar o conversor retificador trifásico em ponte não controlado de onda completa mostrado na Figura 1. Inicialmente montar o circuito com uma carga puramente resistiva de 140. Utilizar o varivolt trifásico para ajustar a tensão fase-fase de alimentação em 100V rms.
Figura 1: Circuito com carga apenas resistiva
2. Com o conversor alimentando uma carga puramente resistiva observe e registre as formas de ondas da tensão na rede (monitorar nas 3 fases) e da tensão na carga.
A Figura 2 a seguir, mostra as formas de onda da tensão na rede e na carga:
Figura 2: Tensão na rede e na carga
Conforme visto na figura acima, vemos os formatos de onda das 3 fases e da tensão na carga. Observando que a tensão na carga está representada pela curva verde acima.
3. Com o conversor alimentando uma carga puramente resistiva observe e registre as formas de ondas da tensão e corrente na carga. Deduza a formula e calcule a tensão e a corrente média na carga. Compare os valores calculados com os valores medidos através do osciloscópio.
A figura 2 citada acima indica também uma carga puramente resistiva com suas formas de onda da tensão e corrente na carga:
A curva destacada de azul acima, indica a tensão na carga, com valor medido médio e eficaz (rms). As equações abaixo, indicam o processo de obtenção da equação final para o calculo da tensão média em um retificador trifásico de 6 pulsos:
O valor calculado, através da equação acima da tensão média na carga, foi de 138,7V, enquanto que o valor registrado pelo osciloscópio foi de 143V, mostrando desse modo uma proximidade boa entre os valores.
4. Com o conversor alimentando uma carga puramente resistiva observe e registra as formas de