Senhor
1. Um pinhão de 17 dentes, acoplado com uma engrenagem de 50 dentes, tem módulo de
10mm e ângulo de pressão de 20°. Fazer um desenho das engrenagens mostrando um dente em cada e achar os arcos de aproximação, de afastamento e de ação e a razão frontal de transmissão.
2. Um pinhão de 15 dentes e ângulo de pressão de 25° e módulo de 8, 5mm deve acionar uma engrenagem de 18 dentes. Sem desenhar os dentes,faça um desenho em escala 1:1 mostrando as circunferências primitivas, circunferências de cabeça, circunferências de pé e a linha de ação. Localize os pontos de interferência, mostrando os trechos de interferência, se esta existir. Localize os pontos e início e fim do contato. Calcule o passo base e a razão frontal de transmissão.
3. As duas engrenagens mostradas na parte (a) da Figura 1 têm módulo igual 8 e ângulo de pressão de 20° e estão no mesmo plano.O pinhão gira no sentido anti-horário a 600 rpm e transmite 20 kW, por meio da engrenagem intermediária (b) à engrenagem de 28 dentes da árvore (c) Calcular a reação resultante na arvore (c) da engrenagem de 36 dentes.
Figura 1
4. O pinhão de 24 dentes, módulo 3,0 mm e 20° de ângulo de pressão mostrado na parte b da
Figura 1 gira, no sentido horário, à 900 rpm e transmite 2,5 kW ao trem planetário. Que torque o braço 3 poderá transmitir a sua árvore de saída? Esboce um diagrama de corpo livre do braço e de cada engrenagem e mostre todas as forças que atuam sobre tais peças.
5. À parte a da Figura 2 apresenta um redutor duplo. A árvore a é acionada por uma fonte de potência de 1,25 kW, a 1720rpm. A redução entre as árvores a e b é de 3,5:1 e a entre b e c é de 4:1. O pinhão da árvore a tem 24 dentes e a engrenagem da c 160.
(a) Calcular o número de dentes das engrenagens de b.
(b) Calcular as rotações das árvores b e c.
(c) Sendo que a perda da potência é de 4% em cada engrenamento, determinar o torque em cada árvore.
Figura 2
6.