fichamento
Com o processo de formação do capitalismo essa realidade não foi diferente, vamos ter a formação de duas classes sociais que fazem parte da estruturação do modo de produção capitalista, sendo elas a burguesia (detentores dos meios de produção) e o proletariado (é os operários, que estão sujeito a vende sua força de trabalho para manter sua sobrevivência). Dentro dessa perspectiva, vamos ter essas duas classes fundamentais dentro desse processo, que no momento pego pra discussão o proletariado, fonte de energia do sistema exploratório e excludente capitalista.
Diferentemente da classe burguesa, o proletário é fonte secundária dentro do modo de produção capitalista, é ele que produz por meio de sua força de trabalho a acumulação de riqueza social. O trabalho realizado por está classe é caracterizado pelo pagamento de um assalario injusto, onde os donos do capital se apropriam de fonte de energia (força viva de trabalho) pra produzir e reprodução as relações sociais como também o seu principal objetivo a produção de bens, mercadorias, que te tragam lucros em larga escala com baixos custos. Este processo só se torna possível graças a essa classe, quer vender o que agora se torna mercadoria, sua força de trabalho para se mantiver mesmo que forma precária sua sobrevivência.
A existência de indivíduos privados de propriedade, privados de meios de vida, permite que os capitalistas, burgueses (os proprietários dos meios de produção e de vida) encontrem no mercado um