Senhor das moscas
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR: ANDERSON MARINHO MAIA
11 ABR. 2013
Paulo Renato Fernandes Queiróz
RESENHA: O SENHOR DAS MOSCAS
FOOK, Harry. O Senhor das moscas. Los Angeles, magazine: MGM, 2003.
O Senhor das moscas é a história de um grupo de meninos que após sofrer um acidente de avião se veem perdidos em uma ilha deserta no meio do Pacífico. Sem a presença da família, o grupo de meninos tenta se adaptar a selva e também a de não abandonar a forma civilizada de como viviam.
No início o grupo de meninos vai à praia e encontram uma concha que usam como corneta para chamar os outros, ou seja, era uma espécie de controle político, eles realizam uma pequena assembleia na qual se apresentam e definem as tarefas que cada deve desempenhar para se manterem vivos até o resgate chegar. Durante a reunião houve uma votação para eleger o líder do grupo entre Ralph e Jack onde acabou elegendo Ralph, que se tornou o líder.
Ralph conta com um amigo muito importante, o Porquinho, que apesar de ser julgado por sua aparência era muito inteligente e funcionava como o cérebro do grupo. Ele tem as melhores ideias. Ele também se torna um aliado muito bom e conselheiro do Ralph, porque as maiorias das crianças só estão interessadas em se divertir e caçar, e muitas vezes Ralph e Porquinho parecem ser as únicas pessoas realmente interessadas em encontrar uma maneira de sair da ilha.
Na medida em que o tempo vai passando Ralph começa a perder o controle do grupo, pois Jack, outro líder entre os demais, que se preocupa mais com a sobrevivência, causa uma divisão no grupo, cria um novo acampamento, o acampamento dos caçadores. Jack também tem características de um líder, e muita vez discute com Ralph, uma vez que tem diferentes pontos de vista sobre tudo. No início, Jack chega a respeitar as atitudes de Ralph, mas com o tempo a inveja pela liderança aflora