Senhor das moscas
Anna Lia Anzine Mosqueta, Diego Rossi Silvano, Felipe Rossi Silvano, Gustavo Teixeira
Comparativo das teorias de Hobbes e Freud, com o filme o senhor das moscas.
Jahu - SP
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE JAHU
Anna Lia Anzine Mosqueta, Diego Rossi Silvano, Felipe Rossi Silvano, Gustavo Teixeira
Comparativo das teorias de Hobbes e Freud, com o filme o senhor das moscas.
Jahu - SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO__________________________________________04
2. HOBBES ______________________________________________05
3. FREUD________________________________________________06
1. INTRODUÇÃO
Este texto busca discutir as teorias que influenciaram a Psicologia Comunitária a se tornar o que é hoje através do filme Senhor das Moscas, de Peter Brook - baseado no livro homônimo, e um dos clássicos da literatura pós-guerra, de William Golding -, que ilustrará a compreensão dos conceitos estudados. As teorias serão representadas pelas cenas do filme, tornando-as um modelo que nos permitirá aproximar a linguagem dos pensadores à linguagem do cinema.
Duas linhas de raciocínio permeiam esta discussão, a primeira, que tem como base teorias de Hobbes e Freud, nos mostrará apresentará o filme sob uma perspectiva do homem naturalmente mau, egoísta e cruel. A segunda linha de raciocínio nos trará a visão, a partir de Rousseau e Marx, de que o homem é naturalmente bom, comunitário e que a sociedade tem o poder de transformá-lo.
Vale lembrar, como já dito antes, que o livro retrata um período Pós 2° Guerra Mundial, onde a literatura é marcada pela alienação, medo, angústia e descrença na natureza humana. Ou seja, o filme pode ter um viés hobbesiano. Por isso analisamos as cenas individualmente pois, apesar de sabermos do contexto linear e que as ações são tomadas por uma consequências de fatos, concentramos nossa visão na natureza humana.