O senhor das Moscas
Filme é baseado no livro William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983.Foi publicado em 1954 e adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook, é refilmado em 1990 sendo dirigido por Harry Hook. O filme conta a história de um grupo de meninos de uma escola militar inglesa que vão parar em uma ilha deserta devido a um acidente aéreo, que se veem sozinhos sem a presença de um adulto, devido ao fato do piloto vir a falecer.
Neste filme retrata a regressão á selvageria dos meninos , tendo a proposta de questionarmos a filosofia moral e ética , fazendo uma critíca ao carater do homem em relação a sociedade . E isto fica bem claro quando passa a euforia dos meninos por estarem supostamente “livres” das regras, da escola, dos pais, professores etc., então inicialmente os meninos designam um líder, Ralph, que tenta estabelecer regras para o melhorar as condições na ilha, e organizando as tarefas e atividades, na justificativa da alimentação , proteção das condições climáticas . Ralph também institui uma regra para que cada menino possa se manifestar, utilizando uma concha, deste modo todos podem falar, sendo assim a concha representaria a ordem e a democracia na ilha.
Porém o personagem Jack se opõe aos ideias de Ralph , daí surgindo o conflito e caçar se torna uma prioridade para alguns do grupo, principalmente quando a primeira oportunidade de matar um porco falha. Devido a isso, juntamente com a luta pelo poder, atritos começam a existir. Jack um líder nato passa então a influenciar outros meninos separando e formando dois grupos os meninos comandados por Jack pintam o rosto , seria um simbolismo no sentindo de separar os selvagens dos civilizados . Jack representar a barbárie, o lado negro da humanidade. Ele aliena os meninos emocionalmente através da figura do” mostro “ onde os meninos se sente protegidos por ele . Assim analisando o contexto o grupo de Jack é imediatista que busca a sobrevivencia sem regras , sem