Send gift request
O pressente trabalho foi solicitado pela docente Sandra Fabiana Almeida Franco, como requisito para o componente curricular Alfabetização e Lingüística, busca apresentar os resultados obtidos através da observação direta realizada numa turma de alfabetização, com carga horária de 5 horas desenvolvida na escola Centro de Educação Sementinha do Futuro, situada a rua Acesso 04, número 02, no bairro Bonfim II (Casas Populares), em Senhor do Bonfim-BA.
A observação direta nos permite chegar mais perto dos sujeitos, a partir dessa análise do espaço dos alunos e coloca o futuro professor em contato real com a natureza de seu trabalho, por meio de um olhar observador.
Neste contexto, a construção deste relato de observação apresenta estratégias de aprendizagem a partir das práticas de leituras desenvolvidas em sala de aula, pois a leitura se constitui num instrumento enriquecedor de conhecimentos para o aluno, assim nos diz Silva (2005):
Leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda à própria vida do ser humano. (O patrimônio simbólico do homem contém uma herança cultural registrada pela escrita. Estar com e no mundo pressupõe, então, atos de criação e re-criação direcionados a essa herança. A leitura, por ser uma via de acesso a essa herança, é uma das formas do homem se situar com o mundo de forma a dinamizá-lo.) (p. 42)
Portanto transpor esse abismo construindo uma nova forma de lidar com essas práticas, aproximando-as das práticas sociais é o desafio de qualquer instituição, pois essa atitude exige renovação, persistência e mudanças.
2. DESENVOLVIMENTO
A professora afirma que o trabalho de leitura e escrita é realizado desde o primeiro momento até o término da aula, com atividades que estimulem o processo de aquisição do conhecimento e o gosto pela leitura.
Em sua ação docente diária existe um momento especifico para a leitura. Costuma realizar a rodinha da