Osteoporose
Centro Paula Souza – Técnico em Nutrição – 1B3
Professoras: Marisa e Tatiana
Nomes: Ana Paula n°. 02 Milena n°. 20 Renata n°. 25 Soraya n°. 30 Mônica n°.45
Competências: Analisar indicadores econômicos, sociais e de saúde para identificar necessidades de educação alimentar;
Bases Tecnológicas: Índices econômicos, sociais, indicadores de saúde (morbilidade e mortalidade);
Habilidade: Detectar as necessidades e prioridades de intervenção nutricional junto a comunidade;
-------------------------------------------------
Critérios: Clareza de ideias; organização de ideias; senso crítico; cumprimento de prazos, apresentação, escrita e resumo.
OSTEOPOROSE
O QUE É?
Osteoporose, que significa osso poroso, é uma doença resultante da perda gradual da substância óssea que ocorre naturalmente com o envelhecimento, em todos indivíduos.
COMO É CAUSADA?
A osteoporose é causada por muitos fatores responsáveis pela redução da massa óssea, causando fraturas ao menor trauma. Ocorre mais em mulheres do que em homens, principalmente em mulheres brancas e na pós-menopausa, também durante a gestação, onde o feto absorve maior quantidade de cálcio para o seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO
A doença se desenvolve através de fatores como: falta de exercício, abuso do álcool, fumo, ingestão inadequada de cálcio e vitamina D. Há ainda alguns distúrbios relacionados a doença como raquitismo, fatores hereditários e outros.
SINAIS E SINTOMAS
A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresentando sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. Como conseqüência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna como a corcunda. Algumas pessoas também queixam-se de