SENASP
Origem: as bebidas alcoólicas são consumidas pelo homem desde o inicio da historia, com os primeiros relatos, a cerca de 6000 anos atrás no antigo Egito e Babilônia (bebidas alcoólicas fermentação de açucares de frutas). Na idade Média os Arabes introduziram a técnica destilação.
É a droga psicotrópica de uso e de abuso mais difundida no mundo. É consumido sobretudo em função de sua ação euforizante e desinibidora, quando ingerido em doses baixas, facilitando o relacionamento entre as pessoas .
Classificação: É uma droga lícita e depressora do SNC.
Como se apresenta: Na forma líquida fazendo parte da composição de bebidas como, cerveja, uísque, cachaça e outros, em diversas proporções. Absorção – Via oral.
Fatores que influenciam a absorção do álcool - Volume e concentração da bebida, tempo gasto na ingestão da bebida, presença de alimentos.
Efeitos no Sistema Nervoso Central:
Depressora do SNC, euforizante, desinibidora, relaxamento, pessoas ficam alegres, falantes, diminui autocontrole capacidade de julgamento, agressividade, diminuição dos reflexos e da coordenação motora, dificuldade de articular as palavras, prejuízo do equilíbrio e do movimento.
Efeitos no restante do organismo:
Inibição do hormônio antidiurético, alteração no metabolismo norma do organismo, ação irritante sobre as mucosas, ação anorexígena.
Efeitos decorrentes de uma intoxicação aguda:
Dependendo da quantidade ingerida, pode causa amnesia, hipoglicemia, desidratação, alterações eletrolíticas.
Efeitos decorrentes de uso crônico:
Problemas cardíacos – infarto do miocárdio, AVC, aumento da pressão arterial, palpitação, arritmias, aumento do colesterol.
Problemas hepáticos – fígado gorduroso, hepatite e cirrose hepática.
Problemas respiratórios – maior risco de infecções: Pneumonia, Tuberculose, Bronquite crônica.
Problema no TGI: gastrite, ulceras, câncer, pancreatite.
Problemas no SNC - apatia, irritabilidade, fadiga, confusão mental, perda de memoria,