senac
Os pacientes irão encontrar o guia completo para informações e exercícios práticos explicados com ilustrações, para ajudá-los a entender e gerenciar a espasticidade. Recomendações de postura, exercícios respiratórios, transferências, auto-alongamento e alongamento para a espasticidade leve e grave são algumas das questões abordadas ao longo do livro, publicado pela Almirall e editado com a colaboração de Esclerois Múltiple España.
Na Espanha os interessados poderão obter uma cópia a partir de Setembro solincitando ao seu neurologista ou organização de apoio ao paciente perto de casa. Aqui no Brasil, nós vamos ficar esperando que ele seja publicado na internet para termos acesso. Segundo o laboratório responsável, em Janeiro de 2013 ele já estará disponível em formato pdf e poderá ser baixado pela internet. #OBAAAAA!!!!
Cerca de 80 por cento das pessoas com Esclerose Múltipla apresentam espasticidade, sintoma descrito como “uma sensação de peso ou aperto em suas pernas ou braços” ou “como se carregasse vários quilos em seus membros“, e esse sintoma gera dificuldade para andar. Eles também podem ter a sensação de que suas mãos estão “duras“, tendem a fechar e não poder abri-las.
A espasticidade pode causar dificuldade de movimento e em atividades do cotidiano, como caminhar, a higiene, o comer, o vestir, etc.), Além de mudanças na função da bexiga, fadiga e distúrbios do sono, entre outros.
Para deixar o gostinho de quero mais, olha aí a capa do manual que tem lançamento previsto para