Senac
Curso de Administração
SENAC – Departamento Nacional
Autores: Amanda Magliano, Érica Andrade
Dayana Batista, Raquel Barroso, Rafael Laudelino e Karina Pordeus
Rio de Janeiro
Novembro de 2009
Autores: Amanda Magliano, Érica Andrade
Dayana Batista, Raquel Barroso,
Rafael Laudelino e Karina Pordeus
SENAC – Departamento Nacional
Trabalho apresentado em cumprimento à
Disciplina Teoria Geral à Administração
do curso de Administração da Faculdade
Moraes Junior – Mackenzie Rio como
requisito para aprovação
Professor: Alessandro Paiva
Rio de Janeiro
Novembro de 2009
Introdução
Algumas informações sobre a empresa que se deseja conhecer são fundamentais. A teoria organizacional sofre um grande choque quando se torna prática, pois cada empresa tem uma maneira de enxergá-la e de fazê-la funcionar. O conhecimento do que está certo ou errado dentro da organização vai além da comparação entre teoria e prática, pois requer avaliação de inúmeros outros fatores que também influenciam, positiva e negativamente, toda a estrutura.
Primeiramente, é necessário conhecer o seu segmento, ou ramo, para que se entenda para quê a empresa existe e o que ela pretende. A isso damos o nome de missão e visão, que representam respectivamente o objetivo da fundação da empresa e a descrição do futuro desejado para ela.
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. Uma forma prática de visualizá-la é com a utilização do organograma da instituição. Também é importante observar como as quatro áreas da Administração são divididas dentro da empresa. Dessa forma, é possível conhecer as atividades fins e meio da organização, além de entender a importância e destaque que a empresa dá para cada uma