Semiótica
Semiótica aplicada ao Design
Professora Sandra Abdala
O Que é Comunicação?
2
Ato, efeito ou meio de comunicar; participação; aviso; informação; convivência;
A comunicação supõe a alteridade, senão a pluralidade: “Comunicar-se é atuar sobre a sensibilidade de alguém, buscando mobilizar, convencê-lo ou persuadir”.
O corpo é instrumento de causa eficaz, que na presença de um outro tende a compartilhar emoções, passar ordens e trocar idéias.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. COMUNICACÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
3
Tipos de comunicação
Há três tipos de comunicação: A comunicação substantiva é fundamental para a ordem do homem e da sociedade. Nesse sentido, comunicação é o processo pelo qual se cria e se mantém a ordem substantiva de uma comunidade.
A pragmática preocupa-se apenas com a ordem do comportamento e da ação, insensível à sorte da ordem substantiva.No sentido pragmático tem o propósito de induzir no alvo humano um estado mental que resulte em comportamento de conformidade com a intenção do comunicador.
A comunicação intoxicante serve para afogar a ansiedade de uma vida sem sentido, faz parte dos fenômenos que Pascal tratou sob o nome de divertissements – dispersões que objetivam superar o vazio pela atividade.
Karl Jaspers
Platão
Evolução da comunicação
O processo evolutivo que resultou na humanidade data de 70 milhões de anos.
Proconsul > gato > australopithecus > Homo habilis > Homo erectus > Homo sapiens.
Cadeia da ancestral: NEANDERTHAL ( Europa e parte do Oriente) e o CRO-MAGNON.
Cro-Magnon: produto final de um processo evolutivo de 70 milhões de anos.
4
Evolução da comunicação
O homem cria a comunicação com a necessidade de tornar