Semiótica pierciana
SEMIÓTICA É a ciência que estuda os signos e as leis que regem sua geração, transmissão, interpretação. Seu objeto – compreende todos os meios de comunicação. Animal ou Humano – linguagem verbal não verbal (ex. gestos, mímicas, imagens) Estudo de acirradas polêmicas – entre as diversas correntes em relação ao objeto e a metodologia.
Historicidades.
A semiótica é uma disciplina recente nas ciências humanas. Surgiu no século XX como outros campos teóricos novos (ex. psicanálise, que se constituiu mais ou menos na mesma época). Porém, a semiótica tem suas raízes bem antigas, que remontam à antiguidade grega.
Os médicos da antiga Grécia já usavam o termo semiótica para aludir a especialidade geralmente conhecidas como sintomologia. O primeiro a chamar semiótica de a ciência dos signos foi o filósofo Britânico John Locke. Que no final do séc, XVII identificou-se com a lógica.
ETIMOLOGIA DO TERMO
• Etimologia de SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA.
Semiótica - Possui origem americana , é o termo canônico que designa a semiótica como a filosofia das linguagens. Semiologia - Possui origem européia, é mais entendido como o estudo de linguagens particulares (imagens, gestos, teatro etc). Os dois nomes foram originados a partir do termo grego SEMEION, que quer dizer signo. Assim encontramos desde a antiguidade uma disciplina médica chamada de “semiologia”.
NOVA ACEPÇÃO DOS ESTUDOS SEMIÓTICOS
PRECURSSORES • Final do século XIX - Lingüista Fernand Saussure - (1857 - 1915) - França. • Filósofo e Lógico Americano - Charles Sanders Peirce. (1839 - 1914) - EUA.
NOVA ACEPÇÃO DOS ESTUDOS SEMIÓTICOS
• • • • Final do século XIX Lingüista Fernand Saussure (1857 - 1915) - França Filósofo e Lógico Americano - Charles Sanders Peirce. (1839 1914) – EUA. Saussure – Concebia o signo como uma combinação de significantes (uma expressão) e um significado (um conceito), unidos por uma relação de ARBITRARIEDADE. Peirce - Admitia três componentes, o representante , o