semiotica
Conteúdo: Semiologia e Semiótica
1) Semiótica e Semiologia, etimologicamente, estão dentro do mesmo campo semântico. As duas correspondem a uma ciência geral dos signos que estuda os processos de significação. Considerando as obras de Ferdinand Saussure e de Charles Sanders Pierce, diferencie a Semiologia da Semiótica.
2) Discorra sobre como a dicotomia entre langue e parole na linguística elaborada por Ferdinand Saussure impacta na sua definição de signo.
3) Explique o que significa o fato de Roland Barthes definir o mito como um sistema semiológico segundo. Dê exemplos.
4) Uma das características do mito, segundo Roland Barthes, é transformar a história em natureza e os fenômenos historicamente determinados em eventos tão longevos quanto a eternidade. Sabendo disso, demonstre como os produtos de comunicação visual podem ser entendidos como míticos.
5) Estrelas de cinema, presidentes, criminosos, fenômenos climáticos, catástrofes, padrões de beleza e comportamento foram mitificados. Considerando o conceito de mito construído por Roland Barthes, discorra acerca da existência de uma mitologia midiática no contexto contemporâneo.
6) Explique o que Charles Sanders Pierce entende por signo triádico.
7) Diferencie os tipos de signos em relação ao objeto referente. Dê exemplos.
8) É comum se ouvir frases como “Gisele Bündchen é um símbolo da beleza”. De acordo com a semiótica pierciana, essa designação é correta? Justifique a sua resposta.
9) A fotografia pode ser definida como uma mensagem icônica pela qual se parece mostrar a realidade de um fato. Assim, a fotografia é a encarregada de mostrar a imagem real do fato. Esse tipo de fotografia caracteriza bastante o fotojornalismo. Apresente um exemplo em que a fotografia publicitária desempenha uma função icônica.
10) Encontre um exemplo de fotografia indicial. Justifique a sua escolha.
1) A Linguística sausseriana, ou semiologia, é a ciência da