Semiotica
Signo = Significante (som) + Significado (objeto)
A semiótica ajuda a entender como as pessoas interpretam mensagens, interagem com objetos, pensam e se emocionam.
Exemplo: Uma balança, pode significar a Justiça, um Objeto para pesar alimentos e seres humanos, etc.
Porem o signo sozinho não representa nada, para se tornar compreensível, é necessário um ‘código’ que estabeleça a relação entre significante e significado.
A semiótica na maquiagem, não é diferente. Em toda a maquiagem é um significado por traz dela. Alguma coisa que o maquiador quis passar, ao desenvolver aquela maquiagem.
Isso ocorre principalmente em desfiles. Praticamente todo estilista ao criar a sua roupa, além de pensar no que ela quer passar ao publico, mostra o que se tem de novo nela, é preciso pensar também na maquiagem, e até mesmo na postura da modelo. Isso é necessário, para que quem esteja assistindo entenda qual o objetivo do etilista com aquela maquiagem, com aquela roupa.
E no dia a dia, a maquiagem é muito utilizada com significado de embelezar as mulheres. Mas não porque todas nós sejamos feias. Mas para tentarmos chegar a um ‘padrão de beleza’ estabelecido pela mídia, por se sentir bem, para sempre tentar agradar ao próximo, etc. E com a isso a maquiagem vem ganhando um significado no mundo.
Bibliografia.
Semiótica informação e Comunicação – Jose Teixeira Coelho Netto
Semiótica – Charles Sanders Peirce
O que é Semiótica – Lucia Santaella
http://www.univ-ab.pt/
Caroline Araguth Tanakai
RA: 10105276
Semiótica na Maquiagem
Introdução.
Neste trabalho irei falar sobre o que é semiótica. E o conceito de semiótica na maquiagem e no dia a dia.
Conclusão.
Conclui que a semiótica abrange mais do que um simples estudo dos signos e seus significados. Ela está relacionada diretamente no nosso dia a dia. Tudo que existe há um significado e um significante para ele devido a semiótica.