semiotica
1) Quais as principais características, segundo o autor, do modelo de análise em descrição da linguagem desenvolvida por Saussure ?
De acordo com os estudo de Saussure a língua é composta sempre de pares opostos que formam uma estrutura, e é exatamente esse fator que torna possível a existência de uma língua, podemos então mencionar as principais características, segundo o autor.
1ª - Língua X Fala = Código X Mensagem
Segundo Saussure, a língua é um instrumento de dominação, um fato social, coletivo que só existe na mente dos falantes, ser humano. Ela não é utilizada em termos concretos, é uma abstração da realidade que só se concretiza através da fala. Ela possui um sistema de signos, cuja essência é a união do sentido e da imagem acústica, diferente da fala que é um ato individual e está sujeito a fatores externos, muitos desses não linguísticos e, portanto, não passíveis de análise. Sua função é exprimir o pensamento pessoal. Sendo peculiar a cada indivíduo que dispõe das combinações necessárias para a realização da língua. Ela é assistemática, permitindo uma variedade de combinações linguísticas.
2º- Signo ; Simobolo ; Sema
A língua é considerada um sistema de signos, cuja essência é a união entre sentido e imagem acústica. Para Saussure signo pode ser entendido como especificamente arbitrário, o que quer dizer que não há uma relação necessária entre o mesmo e o objeto representado. Diferente do símbolo, o que para Saussure nunca é completamente arbitrário. Sema pode ser chamado de um signo de um determinado sistema não-linguístico cujo o significado não corresponde exatamente a um signo, uma palavra, mas pode ser analisado em signos.
3º - Significante ; Signficado ; Valor
O signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado. Esses dois elementos são inseparáveis. O significante é uma "imagem acústica" e reside no plano da forma. Em cada língua há um significante diferente para representar um mesmo conceito comum a todas: