Seminário Processos Industriais
Resumo do Projeto
Este trabalho foi desenvolvido a partir de visitas feitas a açougues da Cidade de Porto Alegre, com a intenção de realizar uma análise sobre a segurança na operação das máquinas serras fita, através de entrevistas feitas com os operadores que trabalham diariamente com esta máquina, e da observação e documentação das mesmas. E posteriormente foi realizado uma análise dos dados coletados, utilizando a NR12, Anexo IV – Glossário e Anexo VII – Máquinas para Açougue e Mercearia, item 1 e seus subitens, e a Nota Técnica N.º 94 /2009/DSST/SIT título III - Disposições Específicas, item 25 e seus subitens, a fim de reconhecer os riscos encontrados nessas máquinas que não estão de acordo com estas normas e notas. E também conhecer as serras fitas novas que já estão de acordo com as normas vigentes.
1. Introdução
O Glossário da NR12 define Serra fita como: máquina utilizada em açougue para corte de carnes, principalmente com osso. Ela é constituída por duas polias que guiam a fita serrilhada, e o movimento da polia inferior é tracionado, sendo operada por um único trabalhador localizado em frente à máquina, deixando as partes laterais e traseiras livres, tendo constante exposição do operador à zona de corte ao manipular a peça de carne a ser cortada. 2. Justificativa
Este trabalho foi desenvolvido com a intenção de identificar as condições mínimas de segurança na operação das máquinas serra fita de açougues. Através de visitas a açougues e mercearias de Porto Alegre, a fim de conhecer de perto a realidade dos operadores, conhecendo as máquinas serra fita que são utilizadas nesses estabelecimentos. Também foram feitas entrevistas com os operadores, observações, e a documentação destas máquinas. E desta forma, foi possível realizar uma análise, se estas máquinas estão ou não, de acordo com as normas vigentes.
3. Objetivo Geral e Específico
3.1. O objetivo geral deste trabalho