Seminário Internacional de Virtualização das Organizações
Data Warehouse
O desenvolvimento da tecnologia de informação, aliado à globalização e ao aumento da competividade nos mais variados setores, está facilitando a integração entre o mercado produtor e o consumidor. A cada negócio realizado, ou seja, a cada momento, uma grande quantidade de dados é gerada e armazenada, passando a ser um recurso importante da empresa.
O grande problema está em como tratar esse grande volume de dados, geralmente espalhados por diversos sistemas de informação, de forma a obter alguma vantagem competitiva através do uso da informação. Na tentativa de tratar o probema, as empresas têm implantado diversos sistemas de apoio à decisão, para conseguir informações através de seus dados. Basicamente o apoio à decisão consiste no processo de agrupar, estruturar, manipular,armazenar, acessar, apresentar e distribuir informações de negócios de maneira oportuna, isto é, a informação certa no momento certo e na quantidade certa.
A necessidade de informação tem feito com que as empresas venham investindo na construção de sistemas de apoio a decisão, que, por sua vez, estão adquirindo complexidade crescente e utilizando técnicas de tratamento de dados cada vez mais sofisticadas. Ao mesmo tempo, as ferramentas para isso estão se tornando também cada vez mais poderosas, e o Data Warehouse, termo criado por Bill Inmon no início dos anos 90, faz parte desse conjunto que reflete o reconhecimento de que a exploração de dados é o caminho para a vantagem competitiva. Como os investimentos são altos, os projetos não podem ser simplesmente implantados sem que antes seja feita uma análise profunda de vários fatores, sejam técnicos ou administrativos, que podem garantir o sucesso do empreendimento, e possibilitando o retorno esperado.
Normalmente os sistemas de informação das empresas estão literalmente distribuídos, o que dificulta o entendimento da