Psicologia - CAT
Profª Renata Merino Kallas
C.A.T. – A Teste de Apercepção Infantil – Leopold Bellak e Sonya S. Bellak
Histórico
A idéia original do C.A.T. surgiu de uma discussão entre os autores e o Dr Ernest Kris. Este sugeriu que se poderia esperar que as crianças poderiam se identificar mais prontamente com animais do que com pessoas.
Os autores debruçaram-se sobre o tema por quase um ano e definiram uma série de situações fundamentais para as crianças que poderiam revelar a dinâmica dos problemas da criança perante o material manifesto disponível.
Dedicaram-se a ilustrações que representassem situações vitais para as crianças entre 3 e 10 anos, por acreditarem que nem o T.A.T. (desenvolvido para o uso em adultos), nem o Picture-Story Test (desenvolvido para o uso com adolescentes) fossem adequados a essa faixa de idade.
Inicialmente, foram desenvolvidas 18 gravuras por Violet Lamont, ilustradora profissional de livros infantis, algumas de acordo com sugestões dos autores, outras por iniciativa dela própria. Essas gravuras foram copiadas e distribuídas entre psicólogos que tinham familiaridade com o T.A.T. e trabalhavam com crianças pequenas. Baseados em suas apreciações, bem como nos antecedentes dos sujeitos submetidos ao teste, os autores reduziram o procedimento a 10 pranchas, conservando as mais úteis.
Natureza e objetivos do teste O C.A.T. compreende 10 gravuras representando animais em várias situações. Deve ser aplicado em crianças entre 03 e 10 anos. É um método aperceptivo desenvolvido para investigar a personalidade por meio do estudo do significado dinâmico das diferenças individuais na percepção de estímulos padronizados. É um descendente direto do T.A.T., que não busca substituí-lo, mas sim, abordar outra faixa de idade. Foi desenvolvido para facilitar a compreensão do relacionamento da criança com as figuras e os impulsos mais importantes. As gravuras foram criadas para suscitar