SEMINÁRIO II – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: SEMINÁRIO II – EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO.
PROFESSORA: IZILDA OLIVEIRA DE SOUSA.
RESUMO: CONHECENDO O ALUNO COM CONDUTAS TÍPICAS
FRANCISCO INÁCIO MORAIS DA SILVA
FORTALEZA - CEARÁ
2013
RESUMO
O aluno com condutas típicas é aquele que se comporta de modo considerado impropriado. O que diferencia é a intensidade e a presença de comportamentos que vão aos extremos: ou são muito agressivos, ou não são participativos; gritam muito ou não dizem nada; são muito eufóricos ou muito deprimidos. Neuroses são distúrbios emocionais caracterizados por respostas inadequadas excessivas e anormais as situações da vida cotidiana. Psicoses são distúrbios mentais mais graves, caracterizados por um comportamento inadequado e estranho, não relacionados com as circunstâncias do mundo real.
As causas das condutas típicas são várias e, com frequência, desconhecidas, não se tendo ainda uma evidência clara dos fatores que as determinam.
Os tipos mais comumente encontrados na escola são:
1. Ansioso: Caracteriza-se por ansiedade, depressão, sentimento de inferioridade, solidão e infelicidade.
2. Imaturo: É agitado, descuidado, tem preferência por colegas mais novos. É passivo, falta iniciativa e interesse. Demostra reações afetivas sem razão aparente, como chorar ou gargalhar.
3. Hiperativo: Tem um tempo de concentração curto, não participa com interesse das atividades. É incansável.
4. Explosivo: Caracteriza-se por uma inabilidade em controlar seus impulsos agressivos. Tem com frequência atitudes destrutiva em relação ao material escolar, equipamentos ou relação ao prédio. Resiste a submeter-se às regras. Age impulsivamente.