Seminário de mecânica aplicada
O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debates. Tem como objetivo fazer com que as partes envolvidas reflitam sobre o tema proposto e interajam com discussões e debates, transmitindo informações, discutindo-as e chegando a uma conclusão sobre o tema proposto.
O tema é sobre engrenagens e o seu funcionamento.
Definição de Engrenagens:
Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento e força(torque) entre dois eixos. Muitas vezes elas são usadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro. Quando a relação entre as rotações de duas árvores deve ser constante ou os esforços a transmitir são muito elevados, devemos utilizar engrenagens.
Materiais usados para confecção de engrenagens:
Um dos mais utilizados é o ferro fundido cinzento, ASTM 20, que é um material relativamente barato e satisfatório do ponto de vista de desgaste. Aços especiais não são usados a menos que sejam tratados termicamente. O aço fundido deve ser bem recozido e pode sofrer tratamento térmico. Para se escolher o aço leva-se em consideração o tratamento que se pretende fazer. Os dentes temperados (0.35% a 0.50% de carbono) são usados frequentemente. Os dentes carbonetados cementados (0.15 a 0.20% de carbono) tem resistência ao desgaste excelente com uma superfície de 58 HC, ou melhor.
Os aços de 0.40% a 0.45% de carbono são endurecidos na superfície para 50 HC ou mais, por têmpera superficial por maçarico, têmpera por indução ou cianetação.
Os aços especiais são melhores para o endurecimento superficial por possuírem alta temperabilidade. O aço fundido pode ser também endurecido, inteiramente ou superficialmente. O tratamento de endurecimento produz certamente alguma distorção, porém, os aços-liga podem ser endurecidos com muito menor distorção que o aço carbono. Se a precisão do perfil é necessária como no caso de altas velocidades, deve-se escolher