seminário de materias de construção
Campus-Pedra BrancaCurso de Engenharia Civil
Materiais de Construção I
Profº Roberto de Melo
Alunos(s): Paulo, Leonardo Schuwinden, Nikolas Porto, Arthur Acácio, Arthur Nascimento, Bruno dos Santos, André, Tiago Veríssimo.
Seminário de Materiais de Construção - Tintas
Palhoça - SC
SumárioHistória do Material;
Processo produtivo;
Tipos de produtos existentes para construção civil;
Propriedades físicas, mecânicas e Ensaios gerais do material;
Principais aplicações e padrão de desempenho;
Patologias;
PBQP-H e adequações a NBR 15575; Custos.
1-História do Material;
As primeiras utilizações de tintas são datadas há 40 000 anos, quando os primeiros Homo Sapiens pintaram nas paredes das cavernas figuras recorrendo a pigmentos de Ocre, Hematite, Óxido de Manganésio e Carvão Vegetal.
Não se procurava criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse a casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naquela época, ainda era o tempo das cavernas.
Foi graças à incessante necessidade do homem expressar os seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo que ela foi descoberta. De início, as tintas tiveram um papel puramente estético. Mais tarde, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, o aspecto proteção ganhou mais importância. Sua utilização nas áreas de higiene e iluminação é resultado da ciência e da mecânica moderna.
O primeiro povo a pintar com grande variedade de cores foram os egípcios. Os Egípcios misturavam os pigmentos com uma substância pastosa e aplicavam-nas separadas umas das outras sem qualquer mistura. Utilizavam seis cores: Branco, Preto, Vermelho, Amarelo, Azul e Verde. As primeiras tintas de escrever foram provavelmente inventadas pelos antigos egípcios e chineses. As datas exatas dessa invenção são desconhecidas. Manuscritos de cerca de 2.000 a. C. comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim (corante preto