FHTM 2
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS – METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Professora (EAD): Maria Laura Santos
MANAUS- AM
24 de abril, 2013
INDRODUÇÃO
Este trabalho é resultado das discussões do “Grupo de Estudos em Fundamentos Histórico e Teórico Metodológico do Serviço Social II”. A formação académica em Serviço Social, a partir dos anos 60, ocorrida na América Latina, que reconciliou-se com os modelos de formação praticados nas democracias ocidentais, conferindo centralidade aos direitos humanos, particularmente aos direitos sociais. Reconceituar a formação do Serviço Social em bases científico-técnicas foi contudo um percurso complexo, dada a hegemonia da igreja católica no país e o seu papel de tutela sobre as escolas de Serviço Social. Entendemos que as transformações conjunturais constituem terreno privilegiado para modificações nas profissões, a medida em que os movimentos dialéticos sociais acontecem em todos os seus sentidos e estas têm que responder a mudanças sociais de forma a se tornar adequadas as novas configurações cabendo inclusive aos profissionais do Serviço Social.
O Serviço Social tem um marco em sua história a partir de 1960, com enganjamento de vários profissionais após a ditadura militar e nas décadas de 70 e 80, onde várias configurações no plano teórico, metodológico, ético, político, aconteceram. Isso se inscreve devido à particularidade da profissão de intervir eminentemente com as manifestações da “questão social”, que por sua vez, vão apresentando novas manifestações conforme as diferentes formas que a produção capitalista se instala.
Assim, este trabalho se propõe a trazer ao debate, criticas ao positivismo, a fenomenologia e a dialética, aos seminários de Teresópolis, Araxá e do alto da Boa Vista, suas discussões, metodologias e as conquistas logradas mediantes as transformações na sociedade.
Em