fhtm 2
Data: 21 de setembro de 2015.
Discente: Sandra Mendonça.
Docentes: Fabiana Anunciação Silva. Ligia de Morais Santos.
Disciplina: FHTM III Turma: 4BN Curso: Serviço Social.
Serviço Social na Contemporaneidade.
Trabalho e Formação Prossifional.
“o trabalho é, pois, uma atividade que se inscreve na esfera da produção e reprodução da vida material” Marilda Iamamoto.
Salvador
2015
Introdução Foi observado que foi feito no livro uma análise dos tempos atuais, que a autora focalizou o serviço social dentro do contexto. Marilda demonostrou que há um momento de deasfio, onde não há facilidades, porém não se deve deixar de lutar e de correr atrás dos sonhos.
“(...) os assistentes sociais são desafiados neste tempo de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho e de obter seus meios de sobrevivência, ameaçada na própria vida” (p.18).
Como no momento o mundo se encontra na era do grande capital financeiro, onde o desemprego cresce absurdamente. Isso traz um desafio ao assistente social na luta dos trabalhadores por sobrevivência, onde para se ter um trabalho estável esta cada vez mais dificil.
Marilda Vilela Iamomoto irá explicitar os pressupostos para uma analise da profissão.
Primeiro ela diz que “devemos romper com a visão endógena, focalista, uma visão de dentro do serviço social, prisioneiraem seus muros internos” (p.20). O assistente social hoje ele irá formular e participar das politicas públicas atuando também na gestão das politicas socias.
Este profissional irá romper com a rotina institucional, buscando aprender o movimento das realidades para encontrar, tentendência e possibilidades de inovação que podem ser impulsionadas pelo assitente. Com isso não, pode dizer que os assistentes irá resolver todos os problemas mais irá possibilitar a solução, ou sea viabilizar.
Deve ser evitados o fatalismo histórico e o messianismo profissional, onde um diz que a realidade já está